Engenheiro Ambiental MARCOS ANTONIO MARCELINO

MARCOS ANTONIO MARCELINO

Ferraz de Vasconcelos - SP

Engenheiro Ambiental

Engenheiro e Gestor Ambiental com motivação e competências para implementação de ferramentas de Sistema de Informações Geográficas - SIG, especialidade




Formação acadêmica
Engenharia Ambiental
Universidade Cruzeiro do Sul
2018 - 2020

Técnico em Gestão Ambiental
Oswaldo Cruz
2012

Experiências
Nardini Agro Industrial S/A
ESTÁGIO EM ENGENHARIA AMBIENTAL
2020 – 2021

Estudos e elaboração de mapas, através de ferramentas de geoprocessamento para elegibilidade das certificações ambientais da Renovabio e Bonsucro, avaliando e mapeando os estágios de vegetação das áreas de APP e Reserva Legal das propriedades do escopo da empresa, atendendo a legislação vigente.
Análise do CAR e SICAR visando a elegibilidade das Certificações ambientais.

Instituto de Terras do Estado de São Paulo - ITESP
TÉCNICO AMBIENTAL
2005 – Atual

Elaboração de Relatórios de diagnósticos fundiários para regularização de parques e outras Unidades de Conservação para a Fundação Florestal/SIMA, Diagnósticos ambientais para obtenção das Licenças Ambientais junto à CETESB, participação no Projeto Nascentes da SMA. Estudos visando implantação de SAF em lotes agrícolas. Colaboração em relatório ambiental de potencial de área para plantio e produção de culturas. Acompanhamento de Programas de Recuperação de Áreas Degradadas - PRAD. Mapeamento, através de ferramentas de Geoprocessamento Ambiental, dos projetos através de implantação de ferramentas de Sistemas de Informações Geográficas - SIG. Desde 2015, atual Coordenador do Programas de Contratações Públicas Sustentáveis do Itesp, elaborando projetos internos de práticas sustentáveis, como destinação de resíduos sólidos, com indicação de produtos com o Selo Socioambiental Paulista de eficiência energética.






HABILIDADES
Especialista em Geoprocessamento Ambiental
Elaboração de projetos de recuperação em áreas degradadas - PRAD Licenciamento e Certificações Ambientais (Bonsucro e Renovabio)
Atuação o no segmento de produção de açúcar e bioenergia
Experiência em estudos técnicos em Gestão Ambiental
Vasta experiência em sistemas como o CAR-Cadastro Ambiental Rural, SARE,SINAFLOR, programa nascentes e outras plataformas.



INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Curso de Extensão Google Earth Engine Explorer – FFLCH/USP
Curso avançado em Geoprocessamento na ferramenta QGis e Geomedia Profissional Vários
Cursos em Recuperação em áreas Degradadas na Secretária de Meio Ambiente Estadual.
Curso de especialização em geoprocessamento ambiental em áreas de risco na UFPE.