Engenheiro Ambiental André Santos Vieira

André Santos Vieira

Barueri - SP

Engenheiro Ambiental

Engenheiro ambiental com 7 anos de experiência em gerenciamento de projetos e elaboração de propostas para projetos de dragagem e tratamento de sedimentos

André Santos Vieira Engenheiro Ambiental
Barueri, São Paulo, Brasil
Resumo
Engenheiro ambiental com 7 anos de experiência em gerenciamento de projetos e elaboração de propostas para projetos de dragagem, tratamento de sedimentos contaminados, obras portuárias, projetos emergenciais em mineração e saneamento ambiental.
Profissional hands-on, com habilidades de trabalho em grupo multidisciplinar, engajado e com facilidade de comunicação.
Sou formado em Engenharia Ambiental pela Faculdade Oswaldo Cruz, finalizado em Dezembro de 2012.
Sou um profissional com ótimo relacionamento interpessoal, dinâmico, humilde.
Viso sempre a prevenção e resolução de problemas, administração de pessoal com foco em resultado, comunicação eficiente, organizado e qualidade técnica para atender aos objetivos propostos.
Experiência
Allonda Ambiental 7 anos 9 meses
Coordenador de propostas 2018 - outubro de 2019 (1 ano) Barueri
Coordenação de equipe multidisciplinar no setor de propostas atuante na elaboração de soluções sistêmicas e sustentáveis, apresentando para o setor resultados práticos na melhoria da qualidade de propostas técnicas
e comerciais com reconhecimento direto dos Stakeholders de propostas, aumento de 50% do número de propostas entregues se comparado com o mesmo período de 2018, redução nos desvios entre orçado e executado, contribuindo diretamente para o aumento de projetos ganhos pela companhia
Page 1 of 5
neste período como projetos emergenciais junto à Vale S.A em Brumadinho- MG.
Com mais de 500 projetos executados sendo as principais áreas de atuação destacadas em:
- Dragagem de sedimentos com disposição oceânica (Clamshell, Hopper, Cutter Suction Dredge, Split bagre and dredge to land reclamation area;
- Dragagem de sedimentos contaminados e desague com tecnologia Geotube, Centrífuga, Leito de Secagem, Prensa desafiadora etc...
- Investigação prévia e confirmatória de áreas contaminadas;
- Estação de tratamento de esgoto - ETE/ETEI;
- Estação de tratamento de água ETA/ETAF/ETAP;
- Solução Ambiental para rompimento de barragens, propostas emergenciais destacando atuação nas soluções empregadas em Brumadinho/MG na dragagem do Rio Paraopeba e desague dos rejeitos de minério de ferro.
Engenheiro ambiental
maio de 2017 - outubro de 2018 (1 ano 6 meses) São Paulo e Região, Brasil
Atuando no setor de propostas e engenharia, elaborando propostas dos segmentos de:
- Dragagem: Compreendendo operações com equipamentos do tipo Cutter and Suction Dredge, Clamshell, Backhoe, Hopper, Split Barge;
- Desague de sedimentos contaminados através da tecnologia Geotube.
Engenheiro Ambiental
janeiro de 2016 - maio de 2017 (1 ano 5 meses) Niteroi-RJ
Engenheiro Ambiental na Allonda Ambiental
Engenheiro de campo responsável pela operação de remoção de Casco Soçobrado e da atividade de dragagem de sedimentos do canal de acesso a BHGE OIL & GAS em Niterói – RJ. Atendimento aos requisitos das normas ISO 9001 e 14001 e OHSAS 18001. Responsável pela comutação com stakeholders e controle de tráfego aquaviário com vistas a interface da operação com navios e demais usuários do canal. Comunicação com autoridade marítima para obtenção das autorizações específicas para operação e atualizações durante a obra. Responsável pelo atendimento
Page 2 of 5

a todas as condicionantes ambientais da licença de operação INEA, responsável pelo monitoramento ambiental, coordenação das atividades de corte subaquático e içamento de partes do casco soçobrado, gerenciamento e acompanhamento de levantamentos hidrográficos como batimetria multifeixe e sonar de varredura circular, gerenciamento de resíduos, elaboração de relatórios técnicos, gestão de subcontratados, coordenação de equipe multidisciplinar, atualização e gerenciamento de cronograma com software Microsoft Project, elaboração de plano de ação, aprovação de medições.
Engenheiro Ambiental
maio de 2014 - dezembro de 2015 (1 ano 8 meses) Niterói-RJ
Engenheiro Ambiental na Allonda Ambiental
Responsável pela coordenação técnica e gestão contratual do projeto de dragagem com base no PMBOK, responsável pela operação das unidades Geotube® na atividade de dragagem dos sedimentos contaminados do canal de acesso a GE OIL & GAS em Niterói – RJ.
Dragagem com draga de sucção e recalque 12" operando com batelões de 400 m3 dragando um total de aproximadamente 60 mil m3 de sedimentos contaminados e Clamshell GL.53 de 21 m3 operando com batelões de 5.0000 m3, dragagem de aproximadamente 180 mil m3 de sedimentos com disposição oceânica a 19 milhas náuticas.
Atendimento aos requisitos das normas ISO 9001 e 14001 e OHSAS 18001. Responsável pelo atendimento a todas as condicionantes ambientais da licença de operação INEA, responsável pelo monitoramento ambiental, tratamento de efluentes, gerenciamento de resíduos, elaboração de relatórios técnicos, gestão de subcontratados, coordenação de equipe multidisciplinar composta por mais de 60 profissionais.
Assistente Técnico II
março de 2013 - maio de 2014 (1 ano 3 meses) Barueri, São Paulo.
Atuante nas funções comerciais, gestão ambiental e setor técnico de engenharia da empresa, dedicado ao desenvolvimento de propostas comerciais e técnicas, orçamentos e contratações de serviços, analise e gestão contratual em pequenos projetos. Participação no desenvolvimento projeto executivo de projetos de Dragagem com aplicação da tecnologia Geotube, tratamento de efluentes, gerenciamento de resíduos.
Page 3 of 5

Auxiliar de Engenharia
fevereiro de 2012 - março de 2013 (1 ano 2 meses)
Elaboração e envio de propostas comerciais, contato e desenvolvimento de clientes, revisão e elaboração de composições de custos, coleta de amostras, análise de tratabilidade das amostras coletadas para utilização da tecnologia Geotube. Elaboração de relatórios de tratabilidade, acompanhamento mensal, bimestral e outros da qualidade dos efluentes de obras em andamento. Contato com novos e desenvolvimento de antigos fornecedores, elaboração de procedimentos técnicos e estudos de oportunidades de negócio, organização de laboratório, relatórios técnicos, destinação de resíduos classe I, contato com clientes de todo Brasil, elaboração de APR para novos projetos, Instruções de trabalho, contato com laboratórios para prestação de serviços e análise dos resultados enviados.
CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo Estagiário
setembro de 2011 - fevereiro de 2012 (6 meses)
Estágio no setor de Operação e Regulamentação ETTO, atuando no auxílio
à fiscalização de fumaça preta com opacímetro e escala de Ringelmann,
na fiscalização do teor de enxofre e álcool em combustíveis, elaboração de pareceres técnicos respondendo as solicitações dos Ministérios Públicos Estadual e Federal, assim como, atendendo às reclamações da população bem como efetuando vistorias em empresas de ônibus, locomotivas, e demais fontes emissoras com motorização Diesel.
Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN Estagiário de Iniciação Científica
fevereiro de 2010 - setembro de 2011 (1 ano 8 meses) Cidade Universitária - São Paulo
Atuando na pesquisa científica com ênfase a determinação de metais em sedimentos, analisando a legislação vigente Resolução CONAMA 344/04 com a normativa Canadense de referência "Canadian Sediment Quality Guidelines for the Protection of Aquatic Life", determinando assim os efeitos nocivos ao ambiente decorrentes da presença de metais pesados de origem antrópica em sedimentos.
O projeto fora denominado: "Análise de Metais em Sedimentos da Região Estuarino Lagunar de Cananéia/Iguape" através das técnicas de Ativação Neutrônica, Absorção Atômica por Vapor a Frio e em Forno de Grafite;
Page 4 of 5

https://www.ipen.br/biblioteca/2011/inac/16966
Rosa Okubo
Estagiário
janeiro de 2011 - agosto de 2011 (8 meses) Av. brigadeiro Faria Lima, 1826
Atuando no desenvolvimento de práticas sustentáveis na produção de café de alta qualidade no interior de MG, desenvolvendo programas de marketing verde, certificação orgânica, sendo uma das empresas pioneiras em Green Coffee no Brasil.
Biogas Energia Ambiental S.A.
Estagiário
outubro de 2008 - janeiro de 2010 (1 ano 4 meses) Perus - São Paulo
Atuando no monitoramento da qualidade do biogás controlando e coletando os índices de CH4 (metano) e O2 (oxigênio) e a vazão do biogás nos poços de monitoramento e nas linhas de captação.
Baseado nos índices da qualidade do biogás, tabulava os dados coletados, gerando gráficos e relatórios para análise os quais eram usados nas tomadas de decisões e processos de melhoria.
Identificação das irregularidades que interferiam na qualidade do biogás direcionamento das mesmas e acompanhamento da correção em campo.
Formação acadêmica
Fundação Getulio Vargas
Master of Business Administration - MBA, Gerenciamento de Projetos · (2018 - 2020)
Faculdades Oswaldo Cruz
Concluído, Engenharia Ambiental · (2008 - 2012)
SENAI "Mariano Ferraz"
Aprendiz Mecânico Automobilístico, Mecânica de Automóveis · (2005 - 2007)