Engenheiro Ambiental Fábio Zanotto Breve

Fábio Zanotto Breve

Ourinhos - SP

Engenheiro Ambiental

Especialista em Gerenciamento Ambiental e Georreferenciamento de Imóveis Rurais, Diretor Técnico da Azta Assessoria Ambiental.

ÁREA DE ATUAÇÃO
Assessoria, Consultoria e Perícia Ambiental

RESUMO DE QUALIFICAÇÕES
Experiência em assessoria e consultoria para autorizações e licenciamento ambiental de empreendimentos com a elaboração de projetos e estudos ambientais como cumprimento de exigências técnicas dos órgãos ambientais, plano de gerenciamento de resíduos, projeto de recuperação ambiental e compensação ambiental, estudos para supressão de vegetação, cortes de árvores isoladas e intervenção em área de preservação permanente. Supervisão de campo de serviços ambientais e florestais com emissão de relatórios técnicos e memoriais descritivos. Atuação no setor industrial com levantamento de aspectos e impactos ambientais e seus requisitos leais aplicáveis, elaboração de matriz de identificação e análise de significância, utilização da ferramenta 5W2H para planejamento de ações de gestão ambiental.

FORMAÇÃO ACADÊMICA
• Graduação em Engenharia Ambiental: Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI (Campus Itajaí/SC); conclusão: 2012;
• Pós-graduação (latu sensu) em Gerenciamento ambiental: Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – Universidade de São Paulo – ESALQ/USP, conclusão: 2017;
• Pós-graduação (latu sensu) em Georreferenciamento de Imóveis Rurais: Faculdade UNYLEYA; conclusão: 2019;
;
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Set/18 até o momento – Azta Assessoria Ambiental, Ourinhos/SP.
Cargo: Diretor Técnico e Responsável Técnico;
Principais Atividades: Assessoria e consultoria para autorizações e licenciamento ambiental pertinentes a empreendimentos industriais, proprietários rurais e outras atividades passíveis, e outorga do direito de uso de recursos hídricos no Estado de São Paulo e Paraná. Elaboração de memoriais de caracterização de empreendimentos, projetos e estudos ambientais como cumprimento de condicionantes e exigências técnicas legais. Planos de gerenciamento de resíduos, memoriais descritivos, laudos e pareceres técnicos nos diversos contextos ambientais. Estudos de caracterização de vegetação para autorização de supressão e intervenção em área de preservação permanente (APP). Geoprocessamento para serviços socioambientais. Desenvolvimento de programas de prevenção à poluição de empreendimentos. Levantamento de aspectos e impactos ambientais de atividades industriais e seus requisitos legais aplicáveis, elaboração de matriz de identificação e análise de significância, utilização da ferramenta 5W2H para planejamento de ações e processos de avaliação de riscos. Prática na juntada e análise de documentações necessárias e prospecção de soluções ambientais para disposição de resíduos, efluentes e emissões atmosféricas.

Out/12 até Jan/18 – Jardiplan Urbanização e Paisagismo Ltda, São Paulo/SP.
Cargo: Engenheiro ambiental;
Principais Atividades: Apoio técnico para elaboração de projetos e estudos ambientais para obtenção de licenças ambientais, projetos executivos de compensação ambiental com restauração ecológica em áreas de preservação permanente e áreas rurais e projetos de recuperação de áreas degradadas (PRAD). Elaboração de projetos para obtenção de autorização para supressão de vegetação e intervenção APP, memoriais descritivos e relatórios, planilhamento de dados e áreas. Supervisão técnica de campo no controle de serviços ambientais e florestais em obras. Planejamento e técnicas de geoprocessamento para projetos com análises ambientais e restauração ecológica e interface com topografia e projetos de engenharia. Integrante de equipe da gestão ambiental de contratos públicos (DERSA S/A, METRÔ-SP, SABESP, Fundação Florestal-SMA e Porto de SUAPE).

Mar/12 até Jun/12 – Usina São Luiz S/A, Ourinhos/SP
Cargo: Estagiário de planejamento de meio ambiente;
Principais Atividades: Levantamento de aspectos e impactos ambientais das atividades agroindustriais, seus requisitos legais aplicáveis e outros requisitos, elaboração de programa de gestão para os compartimentos água, ar e solo a partir de objetivos e metas traçados para os impactos ambientais significativos. Participação na elaboração do plano de mitigação de meio ambiente, saúde e segurança como requisito à certificação BONSUCRO.

Jun/11 até Out/11 – Prefeitura Municipal de Itajaí, Itajaí/SC.
Cargo: Estagiário de Engenharia Ambiental;
Principais Atividades: Pesquisas cadastrais e auditoria para o Programa “Coleta Seletiva Tarifa Zero” de Itajaí – SC. Educação ambiental e conscientização para práticas sustentáveis.

Mar/08 até Dez/08 – Lab. de Química e Saneamento ambiental, UNIVALI, Itajaí/SC
Cargo: Monitor de laboratório;
Principais Atividades: Preparação de soluções e reagentes químicos. Manejo de reagentes e equipamentos laboratoriais. Técnicas de laboratório na área de química orgânica e inorgânica.

CONHECIMENTOS TÉCNICOS
• Pacote Office: nível intermediário (Word, Excel, PowerPoint e Visio);
• Requisitos da norma NBR ISO 14001:2015;

IDIOMA
Inglês: nível intermediário

TREINAMENTOS E CURSOS COMPLEMENTARES
• Logística Reversa online – CETESB (Mar./2021);
• Treinamento e Atualização em Licenciamento Ambiental no Estado de São Paulo – FEALQ (Abr/2020);
• Controle sobre Produtos Químicos Controlados SIPROQUIM 2 – Policia Federal (Jul/2019);
• Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos – Portal Tratamento de Água/ Marcos Von Sperling (Jul/2018);
• Outorga do Direito de Uso dos Recursos Hídricos – ANA (Fev/2018);
• Perícias Judiciais – Rui Juliano/Manual de Perícias (Nov/2017);
• ISO 14001 Nova Versão 2015 – Interpretação e Implantação – Bureau Veritas (Ago/2017);
• Licenciamento ambiental no Estado de São Paulo – CETESB (Mar a Abr/2014);
• Avaliação da Qualidade e da Quantidade de águas e sedimentos de rios e reservatórios – CETESB (Ago/2011).
• Emergências Ambientais – UNIVALI (Jun/10).